De acordo com a Harvard Business Magazine, "No Spotify, os artistas precisam de 3,5 milhões de streams por ano para atingir os ganhos anuais de um trabalhador norte-americano com salário mínimo em tempo integral de US$15.080." 3.5 milhões é um milhão a menos do que a Ivete Sangalo tem de ouvintes mensais no Spotify. Ou seja, se a Ivete fosse norte-americana e vivesse apenas de Spotify, a situação dela não seria bacana.
As plataformas de streaming em geral repetem a lógica da economia mundial: apenas 1,4 % dos artistas ganham uma média de 22 mil dólares por trimestre. A média dos outros 98% é de 36 dólares durante o mesmo período. Resumindo, a vida do músico (sem shows em tempos de covid) equipara-se à vida do poeta, financeiramente falando: sempre nula ou devedora. Enquanto isso, o dono do Spotify, um sueco um ano mais moço do que eu, possui uma fortuna pessoal de 4,5 bilhões de dólares.
Mas há uma saída mais justa: o Bandcamp, por exemplo. Vejamos. A qualidade média de áudio do Spotify não pago é de 96 kbit/s. Já a mesma média, sempre gratuita para o ouvinte, do Bandcamp é de 250 kbit/s, ou seja, 2,6 vezes melhor para o seu ouvido e, consequentemente, para o meu trabalho.
No Bandcamp todos os artistas são tratados da mesma forma, não importando a sua quantidade de ouvintes, fãs ou reconhecimento. A plataforma é especialmente útil para artistas independentes sem apoio financeiro ou apoio para promoção musical.
No Bandcamp, além de ouvir os meus discos de graça, você, se quiser, pode comprá-los digitalmente com a mesma qualidade de áudio de suas respectivas masterizações finais e por preços mais baixos do que custariam suas versões físicas. É, ainda, em dólar, mas mesmo assim um preço justo para o brasileiro munido de cartão de crédito.
O Bandcamp fica com 15% da venda de qualquer disco meu. "Hesitação", por exemplo, custa US$ 1 dólar. Descontado os 15%, eu recebo pelo download pago do single R$ 4,58 (de acordo com a cotação média de fevereiro de 2021). Nunca ganhei esse valor em um mês de audição no Spotify. Sem falar que desde o início da pandemia, o Bandcamp tem abdicado da sua porcentagem um dia por mês e, nesse dia, o dinheiro das vendas é integralmente revertido para os artistas.
Por enquanto, é o Bandcamp a plataforma de música mais justa com o público e com os artistas. Dito tudo isso, convido você a entrar na minha página do Bandcamp (pela web ou pelo app deles) e me escutar por lá. Em breve disponibilizarei (também por lá) os meus discos editados em formato físico, além de exemplares dos meus livros, autografados para quem for comprá-los. E, não. O Bandcamp não tá me pagando absolutamente nada por essa propaganda.