top of page
logo caetano cage satie.png
Caetano,
Cage
e Satie
a vanguarda do otimismo

Prurido dos puristas, iconoclastas da alegria, otimistas programáticos, sediciosos sedutores: Caetano Veloso, John Cage e Erik Satie possuem mais afinidades entre si do que aparentam. Os três entraram em todas as estruturas culturais (normativas, herméticas) do século XX e saíram de todas. Os três foram epicentros de suas respectivas vanguardas. O baiano, o californiano e o parisiense apostaram no lúdico e na utopia e provocaram mudanças irreversíveis na cultura e na sociedade onde atuaram. O minicurso pretende traçar aproximações  estéticas, políticas e biográficas entre os três autores à luz do presente distópico.

Primeira parte: 26/05

 

Satie, criador do século XX; Cage, a entortar os paradigmas do século XX; Caetano, há 50 anos na vanguarda; Precedentes e primeiras aproximações; Entrar e sair das estruturas; As novas estruturas..

 

Segunda parte: 27/05

 

Três Homo ludens; O otimismo programático; A alegria é a prova dos nove; O pastiche, a ironia, a anedota, a confusão; Atravessamentos e performatividade; A música como meio, nunca como fim; Misantropia, Zen-budismo, Sebastianismo; O que fazer do agora?

Caetano, Cage e Satie: a vanguarda do otimismo

Dois encontros on-line: 26/05 e 27/05, das 19:30 às 21hs.

Informações e inscrições: Capivara Cultural | acapivaracultural@gmail.com

bottom of page