Gravado em diversos lugares do Japão entre 08 e 24 de janeiro de 2015. Masterizado por Martin Scian no Rio de Janeiro no dia 08 de dezembro de 2015. Arte da capa feita por Philippe Leon no dia 11 de dezembro de 2015.

O Cinema Rosa fica no bairro de Ikebukuro, em Tóquio, entre a estação de trem e o café onde, de manhã, eu planejava o itinerário do dia. Saía muito cedo de Ikebukuro e chegava muito tarde, portanto nunca consegui entrar no cinema, sempre fechado na minha presença. O nome é muito bonito e está lá escrito em alfabeto latino na fachada do prédio, como se fosse em português, em neon, com os tipos exatamente como na capa do disco. Logo na primeira vez que vi, me apropriei dele e agora encontro a sua finalidade enquanto título dessa pequena coletânea de paisagens sonoras.  Desde então, imagino o interior desse cinema que nunca visitei: uma memória impossível, mas uma memória que existe. A paisagem sonora, para o ouvinte que não estava lá, é também uma memória impossível. O Japão, depois de recobrada a viagem, por todo avesso que é em relação a realidade daqui, talvez seja também uma memória impossível. E existe.

01. Tokyo: Campus da Faculdade de Música da Universidade de Tokyo, no bairro de Ueno. | 02. Kamakura: Praia de Yuigahama, litoral da cidade de Kamakura. | 03. Sui Kin Kutsu: Sui Kin Kutsu (que significa “caverno do koto da água”, ao mesmo tempo um instrumento musical – tocado com uma chávena cheia de água – e um elemento decorativo do jardim japonês) do templo Eikan-Do, em Kyoto. | 04. Eikan-Do: Chove no jardim do templo de Eikan-Do, em Kyoto, enquanto os monges, dentro de um salão, estão a cantar. | 05. Hiroshima: Manhã no Parque do Memorial da Paz em Hiroshima, exatamente abaixo do hipocentro da bomba atômica. | 06. Uno-Eki: Trem partindo para a estação Uno, na cidade de Tamano, onde está o porto de onde saem os barcos para a ilha de Naoshima. | 07. Walter de Maria:  Instalação do artista plástico Walter de Maria em exibição no Chichu Art Museum, na ilha de Naoshima. | 08. Shinkansen: Shinkansen – o trem bala – modelo Sakura que vai de Hiroshima em direção a Kyoto. | 09. Nagasaki: Manhã no Parque da Paz em Nagasaki, abaixo do hipocentro da bomba atômica. | 10. Escalator: Escadas rolantes que levam ao Parque Memorial da Paz de Nagasaki.