Mariano Marovatto é escritor, músico e pesquisador de cultura. Publicou o livro A guerra invisível de Oswald de Andrade (Todavia, 2023), além de títulos como Estirâncio (2019), Inclusive, aliás, Casa e Legião Urbana: As quatro estações (todos em 2015). Lançou três álbuns na última década: Selvagem (2016), Praia (2013) e Aquele amor nem me fale (2010).
De The Sound Club (1998) até Canções para juventude (2021), seus álbuns resistem ao purismo musical, temporal e afetivo, ao rasurar as fronteiras entre tradição e experimentação e noções fixas de gênero e autoria. Ao se engajar com a canção popular, enquanto um formato sob pressão — moldado pelo ruído histórico e pela saturação tecnológica —, sua prática constrói um modo crítico de escuta que é arqueológico e, da mesma forma, contemporâneo.
Seu trabalho com literatura também envolve crítica genética, organização de arquivos literários e edição de obras inéditas. Marovatto foi responsável pela curadoria do acervo de Cacaso, pela pesquisa de inéditos e estabelecimento de texto de Poética, de Ana Cristina Cesar. Organizou ainda Os fantasmas inquilinos, de Daniel Jonas, Doutor Caneta, de Cacaso, e a edição brasileira de Silêncio, de John Cage. Em 2022, resgatou Dia garimpo, obra da poeta modernista Julieta Barbara, publicada pelo Círculo de Poemas.
Já em sua escrita sobre música, a crítica genética se mistura à crítica musical, como por exemplo no livro Legião Urbana: As quatro estações. A pesquisa de acervos sonoros e produções de áudio-visuais também se fazem presentes: entre 2009 e 2016, roteirizou e apresentou o programa musical Segue o Som, na TV Brasil.
Marovatto é doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio e atualmente é pesquisador de pós-doutorado em ciência da literatura pela UFRJ tendo como objeto a vida e a obra de Rosário Fusco. Toda sua produção está reunida neste site.
Mas o que é marovatto.org?
Criado em 27 de janeiro de 2006, o marovatto.org é um sítio-acervo-revista, programado e gerido por Mariano Marovatto, contendo toda a sua produção artística e intelectual.

Ao assinar, você terá acesso completo ao conteúdo, além de receber boletins por e-mail com novidades. Tudo livre de algoritmos.
Sua assinatura torna este site possível — e permite que o marovatto.org continue existindo. Por ora, tudo aqui é oferecido livremente — com exceção dos discos e livros em formato físico.
No Brasil, a arte e a pesquisa seguem sendo gestos arriscados e que raramente se sustentam sozinhos. Se você acredita em trabalhos como o deste site, considere apoiar com uma contribuição via Pix ou PayPal para mariano@marovatto.org, ou através do Stripe.