Saiba porque é importante trocar o uso do Spotify por outra plataforma de música.

The Sound Club, by Mariano Marovatto
26 track album

Produzido, arranjado e composto por Mariano Marovatto. Masterizado por Estevão Lutz, em 2009. Projeto gráfico de Philippe Leon. Agradecimentos aos meus primos Naninho, Thadeu e Ivan.

Entre 12 de dezembro de 1996 e 02 de dezembro de 1998, no meu quarto de adolescente em Copacabana, compus uma centena de faixas no formato .MOD utilizando o programa shareware chamado Sound Club, um tracker para MS-DOS lançado em 1994, produzido pela Bluemoon Software. Agora, 26 dessas composições são finalmente lançadas em streaming, masterizadas a partir dos disquetes onde estavam armazenadas. The Sound Club, batizado em homenagem ao shareware em que foi composto, é um híbrido de arqueologia de mídia e música eletrônica lo-fi. Uma trilha sonora de um jogo de video game que nunca existiu.

São 26 peças curtas, arranjadas em loops, que refletem a lógica dos softwares de tracker dos anos 90: sequenciamento em quatro canais, samples mono de 8-bits e estruturas modulares. Glitches e pixels nos ouvidos, instrospecções digitais de baixa resolução, bandinha de rock em 8-bits: The Sound Club não emula o retro — ele é o retro recuperado de uma ecologia de mídia já extinta.

Compartilhar

Criado por

Mariano Marovatto
(Rio de Janeiro, 1982)

Comentários